Documentação

É essencial verificar a idoneidade e seriedade da Imobiliária e do profissional que irá assessorá-lo. Apenas corretores que possuem registro no CRECI são confiáveis, pois os Conselhos Regionais fiscalizam e regulamentam o trabalho destes profissionais visando a segurança para a sociedade.

Para consultar corretores registrados no CRECI-SP, clique aqui: http://www.crecisp.gov.br/busca/busca.asp?tipo=corretores

Para consultar imobiliárias registradas no CRECI-SP, Clique aqui: http://www.crecisp.gov.br/busca/busca.asp?tipo=imobiliarias

PRECAUÇÕES EM RELAÇÃO AOS IMÓVEIS

1)Verifique se o imóvel está devidamente regularizado: Consulte sua documentação no Cartório de registro de imóveis da cidade ou região onde ele se encontra.

2)Verifique se o imóvel apresenta ônus de qualquer hipótese, tais como: hipotecas, penhoras, etc. Veja a Certidão de Inteiro Teor ou também chamada Certidão de Ônus.

3)Verifique se existem débitos contra o imóvel referente a impostos ou taxas. Solicite a Certidão Negativa de IPTU junto à prefeitura e débitos junto ao condomínio além de pendências de pagamentos de contas de energia elétrica, água e gás.

4)Verifique se a construção esta pronta, mas ainda não foi registrada na matrícula do terreno, verifique se não existe débito de INSS, e com a Prefeitura de ISS da construção.

E Mais:

1)Verifique se o vendedor não tem problemas relacionados à sua idoneidade financeira para praticar a venda. Solicite:

Certidão de Protestos.Certidão do Cartório Distribuidor Civil e Penal para verificar alguma ação movida contra o vendedor.Certidão de Justiça Federal para verificar a existência de cobrança de impostos ou débitos com órgãos públicos.

2)Verifique se o imóvel não pertence a menores de idade, quando então, a venda somente poderá ser realizada mediante prévia autorização judicial.

3)Em caso de sucessão por herança ou separação judicial deve ser verificado o formal de partilha e seu registro.

4)Se a compra do imóvel está sendo feita à vista, exija a escritura definitiva no ato do pagamento. Consulte o tabelião de sua confiança.

5)Se a compra não for à vista, antes de assinar o contrato de compromisso de compra e venda, peça a minuta do contrato para a análise de um advogado de sua confiança. É importante lembrar os cuidados a serem observados quanto à posse, forma de pagamento, correção monetária, obrigações por impostos, responsabilidades, etc.

6)Para concluir sua negociação cuide para que sua escritura ou contrato de compromisso de compra e venda estejam devidamente registrados no Cartório de Registro de Imóveis.